Sempre me disseram que depois dos 15 anos a nossa vida corria, e é claro que até 15 anos você acha que isso não é verdade, é somente um papo dos mais velhos que não querem que você cresça. Até que chega o dia que você percebe que tudo o que disseram a respeito do tempo correr após os 15 , é verdade.
Acho que na verdade, até os 15 anos a vida não passa de uma grande brincadeira, com uma escola para ir, muitas vezes um colégio que adoramos pelas amizades que fazemos e odiamos, pela obrigação de irmos todos os dias, e das provas mensais a se fazer.
Depois dos 15 vem a primeira pressão da vida, é preciso passar no vestibular, que significa que você tem que escolher uma profissão, e todos os olhos ficam voltados para você, afinal, é a hora que seus pais querem tirar a dúvida, você vai ser médico ou advogado? Quase sempre o engano é 100% e pessoas como eu resolvem fazer comunicação.
Quando chega a faculdade, começamos a perceber que a vida deixou de ser um grande play center e passa a ser uma responsabilidade, precisamos estudar muito, precisamos ler muitos livros, pra quem faz comunicação, é preciso ler veja, época, isto é, exame, você S/A, superinteressante, além, claro, de ter que estar informado de todos os telejornais existentes. O tempo começa a parecer curto, e por parecer curto, o tempo parece voar. E quando você vê, já terminou o primeiro, o segundo, o terceiro e até o quarto período, e com o fim do curso se aproximando, aí, aquele tempo que você tinha para ir a cozinha abrir a geladeira e beber água vai embora para dar lugar a monografia, afinal, depois que se entra na faculdade, o grande momento é sair dela. Ai você lê livros, e artigos, e faz fichamentos, e estuda, estuda, e entra em depressão porque acha que não dá conta, e estuda mais ainda, até o dia que termina e defende. Ai você pensa, ótimo, já se passaram 4 anos, agora vou ter tempo livre.
Começa então a temida crise do: ‘E agora o que eu vou fazer’, ai começa a caça aos empregos, e a loucura para fazer cursos, e network, e ser melhor, e correr, porque o mercado é ferrenho, até que consegue o tão sonhado emprego. Neste momento se percebe que era só um sonho, e é preciso correr, porque o grande lance e passar no concurso público, aí você chega a noite em casa após um dia de trabalho, e vai estudar, estudar e estudar, e correr atrás de editais, até que consegue passar em concurso, e claro, depois de um tempo começar a estudar para outro.
Quando você para pra pensar, os 15 já ficou lá distante, e o tempo correu enquanto você corria atrás do tempo, e você passou uma grande parte de sua vida, achando que o tempo não ia passar, e começa a perceber, que o que faz o tempo passar depois dos 15, não é o fato de você ter feito 15 anos, e sim porque você passou tanto tempo ocupado com suas tarefas e responsabilidades, que nem percebeu que o relógio estava andando.
Culpa das responsabilidades, culpa do agressivo mercado de trabalho, culpa de nosso instinto competitivo, culpa das lojas que nos oferece carros, celulares, computadores, jóias, roupas, culpa da natureza que fez noronha,natal, lençois maranhenses. Nossa culpa por estar tão ocupado enquanto o tempo passa e não perceber que a vida é única. Culpa do tempo que estamos ocupados. E viva ao tempo livre!