sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DESCULPAR É...


Eu acredito que todo mundo erra, o erro é inerente ao ser humano, sempre tomamos decisões erradas, e quando vemos o erro já aconteceu. Acredito também que por sermos pessoas passíveis ao erro é que temos que estar sempre dispostos a desculpar, porém, eu acredito que desculpar e compactuar com um erro são coisas totalmente distintas.
Acredito que desculpar é aceitar que as pessoas erram, e aceitar o arrependimento do outro. Desculpar é saber que um dia eu também preciso do perdão de alguém, desculpar é saber que as coisas podem não ser como você pensava, mas que mesmo assim, uma pessoa pode ser boa apesar dos erros.
Compactuar com o erro é outra coisa, é aceitar que o erro existe e que isso é normal, compactuar um erro é como ser co-autor de um crime, você não assaltou um banco, mas dirigiu o carro da fuga. Compactuar um erro, é aceitar que você faria igual, mesmo se pudesse fazer diferente. Não estou aqui no papel de julgadora, até porque isso não cabe a mim, estou aqui somente colocando meu ponto de vista, e acredito que dá pra desculpar sem compactuar, dá pra aceitar o errado, sem aceitar o erro, e principalmente sem deixar transparecer que o erro não foi erro.
Eu sou uma pessoa que tento desculpar sempre, mas não aceito compactuar, compactuar é me tornar igual, e em algumas situações, o melhor é ser diferente!

3 comentários:

  1. Diz logo ai quem é essa pessoa que andou errando e tu tá puta??

    ResponderExcluir
  2. eu tb não aceito compactuar, sobretudo se for pra prejudicar alguém....perdoar, desculpar é necessário sim mas nem sempre é algo fácil!

    Li seu comentário lá no blog e fiquei pensando que talvez vc tenha vivido coisas similares...sabe meu conselho? Se puder faça sim terapia, procure alguém em quem vc confie, faz muito bem desabafar com alguém que vai só te ajudar e não te julgar. Vc vai encontrar formas de superar várias coisas....Eu sempre incentivo as pessoas a fazerem terapia. Acho que se metade do mundo fizesse esse trabalho interior, gastasse tempo olhando um pouquinho mais pra si, o mundo todo seria um lugar muito melhor pra se viver!

    ResponderExcluir
  3. Ah, tenho uma grande amiga, que começou a fazer por meu incentivo, e ela tb não larga....adora! E mudou muito desde então!

    ResponderExcluir